Completando este
ano 90 anos de atuação no Brasil, a General Motors também comemorou a produção
de 14,5 milhões de veículos, que simbolizam um marco relevante tanto para o
setor automotivo como para o toda a indústria nacional. Estes dois acontecimentos coincide
ainda com o início da execução do maior plano de investimento anunciado pela
empresa no país para um quinquênio: R$ 6,5 bilhões. O montante será aplicado no
desenvolvimento de novos produtos, na atualização da linha de veículos e no
desenvolvimento de tecnologias ligadas à eficiência energética e conectividade,
segmento no qual a GM é referência com os carros da marca Chevrolet.
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Não poderia
deixar de citar também nesta matéria o Campo de Provas da Cruz Alta, localizado
na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.
Inaugurado em 15 de Julho de 1974 o local tem uma área de mais de 11
milhões de m², e conta atualmente com sete laboratórios tecnológicos e 16 tipos
de pistas de teste. O propósito de toda essa estrutura é desenvolver e validar
um veículo para que ele resista às mais variadas condições de pavimento, clima
e tráfego que irá enfrentar ao longo de sua vida útil. Os veículos que a marca ainda
vai lançar, seja aqui no Brasil ou no resto do mundo, são antes desenvolvidos,
testados e aprovados dentro deste complexo ultra-secreto e com projetos guardados
a sete chaves. Vale lembrar também que é o maior campo de provas existente no
hemisfério sul e o segundo mais completo dentro da GM no mundo, atrás apenas do
campo de provas de Milford, em Michigan, nos Estados Unidos.
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E para comemorar
todos esses marcos alcançados pela General Motors, estivemos avaliando a
Chevrolet Spin em sua versão aventureira, denominada Activ. O modelo segue a
receita dos aventureiros urbanos, trazendo uma roupagem mais off-road,
suspensão elevada, rack no teto, pneus de uso misto, novas rodas entre outras
novidades, que deixaram o visual da Spin bem mais interessante, principalmente
com seu estepe colocada na tampa traseira.
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Por dentro o
acabamento é bem diferenciado, o painel possui um tom mais escuro assim como as
forrações das portas, os bancos possuem revestimento exclusivo em dois tons cinza
/preto, com detalhe em branco ao centro. A posição de guiar é confortável e com
boa visibilidade. Está versão será oferecida apenas com 5 lugares.
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Na parte mecânica
não há alterações, o motor é o conhecido 1.8 EconoFlex de 108 cv, já presente
nas demais versões da Spin, o câmbio é manual de cinco velocidades, ou
opcionalmente automático de seis marchas que equipava o modelo avaliado. O
consumo médio rodando entre cidade/estrada ficou na casa de 10,1 km/l no etanol
e 12,4 km/l na gasolina. O rodar do carro ficou mais firme por conta da suspensão
elevada em comparação com a versão “normal”, além disso, os pneus de uso misto cumprem
bem o seu papel em terrenos mais acidentados e nas estradas de terra.
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A Spin Activ sair
por R$ 62.060,00 com câmbio manual e R$ 65.860,00 na opção com câmbio
automático. Uma boa pedida para quem procurar um carro com uso misto, espaçoso
e com baixo custo x benefício.
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Fotos e Texto: Fernando A. De Gennaro
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