Avaliação – VW up! Black i-motion 2014



Vendido desde 2012 no mercado europeu, o VW up! conta com uma vasta lista de argumentos positivos, principalmente quando o assunto é a segurança. Vale lembrar que o VW up! foi o modelo que atingiu a melhor classificação no índice de reparabilidade do CESVI Brasil, entre todos os carros avaliados pelo instituto. No Brasil, o novo hacth compacto alemão chegou para ajudar a mostrar um novo conceito em veículos compactos.  

Na saída da VW em São B. do Campo, já foi possível notar a eficiência do “moderno e pequeno” motor 1.0 de três cilindros (8cv etanol / 75cv gasolina) em conjunto com o câmbio i-motion de 5 velocidades, que possui a opção do condutor utilizar o modo automatizado ou manual. Na estrada, retornando para a redação comecei a observar média de consumo na casa de 28 Km/l na estrada e no trecho urbano cerca de 19 Km/l . Esse acompanhamento do consumo pode ser feito pela central de multimídia instalada na parte central do painel, na qual você também consegue acompanhar através de um gráfico, como estão sendo feitas as trocas de marchas e aceleração do motor.

O rodar do carro é bom e mostrou ser firme nas curvas. A suspenção foi recalibrada para o Brasil, tendo uma melhor ergonomia para o solo brasileiro e mais macia, Mesmo o carro tendo um entre-eixo curto, os ocupantes não sentem muito o atrito com o solo, principalmente em terrenos mais acidentados.

Por dentro o acabamento é espartano e possui material de qualidade. Outro ponto forte é o  isolamento acústico e quase não se houve os ruídos externos. A posição de guiar é fácil de ser ajustada e o condutor fica bem próximo dos principais comandos como: ar-condicionado, rádio e multimídia, facilitando o manuseio.  

Na hora de andar pelo centro das grandes cidades, O VW up! mostrou ser ágil, por ter plano de visão amplo e com poucos pontos cegos na carroceria, facilita a vida condutor. Para quem vai atrás, o espaço interno é um pouco limitado, mas com pequenos ajustes no banco do motorista e passageiro é possível ter um espaço bom para viajar. Falando em viajar, o porta-malas possui 2 estágios de armazenamento de bagagem/carga e chega até um total de 285 litros.  

Quanto ao preço, a versão avaliamos foi a “Black” e custa em torno de R$ 42.500,00 e vêm equipada de fábrica com air-bag duplo, ABS, ar-condicionado, bancos em couro, trave elétrica, central de multimídia, computador de bordo, rádio MP3 com entrada auxiliar, rodas aro 16” e faróis de neblina. Para o consumidor que  busca um carro com bom custo/beneficio, alinhado com tecnologia e diversidade de combinações de acabamento que o carro oferece, o hacth compacto está mais que aprovado.

Texto e Fotos: Fernando A. De Gennaro














Avaliação – JAC Motors J3 S Turin JET Flex 1.5 VVT 2014




Apresentando no início de 2011, ano em que a JAC Motors começou sua atividades no Brasil, o mercado brasileiro recepcionou muito bem J3, por ter uma combinação de linhas atraentes e harmoniosas. Recentemente tanto a versão sedan quanto a hatch passarem por um leve face-lift na dianteira que conta com uma nova grade e para-choque e na versão sedan conta com novas lanternas na parte traseira. Outra novidade que a marca chinesa estava sendo preparada há algum tempo era a motorização bicombustível, para a versão sedan, no qual anteriormente era disponível somente para a versão hacth.

A motorização foi calibrada em conjunto entre os engenheiros da JAC Motors e da Delphi, tanto na China quando no Brasil. O resultado desta parceria foi à eliminação de um inconveniente: o tanque de gasolina para partida a frio. O motor 1.5 possui 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, ambos a 6000 rpm.

Na parte interna o J3 S Turin recebeu diversas alterações e características que deixam claras as intenções da família  JET Flex. Tanto o hacth como o sedan ganharam costura do volante, bancos, coifa do cambio e toda a iluminação do painel em cor vermelha, novos pedais e soleiras. Como já é tradicional na marca os modelos vem completos: com direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com mini-USB, sensor de estacionamento, volante revestido em couro com comandos multi-função e regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme antifurto, bancos em Black Fabric com ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura e mais uma boa lista de itens de série.

O conforto do modelo se encontra em sua suspensão dianteira independente, tipo McPherson com molas helicoidais; e suspensão traseira independente, tipo Dual Link também com molas helicoidais. O modelo mostrou muita disposição, com boas acelerações e baixo nível de ruído, mostrando um bom acerto no conjunto motor/câmbio com relações bem escalonadas Além disso, há também a segurança de seus freios ABS com EBD e seu airbag duplo. Com pneus 185/60 R15, as rodas em liga de alumínio de 15″ estão disponíveis em diversos modelos ao gosto do consumidor.

Texto e Fotos: Fernando A. De Gennaro