Parte 2 - Visitando Turim, Itália

Fabbrica Italiana Automobili di Torino


Após cinco horas de viagem, saindo de Paris França, o blog De Gennaro Motors chega a Turim no norte da Itália. Uma das cidades industriais italianas mais importantes, a capital do automóvel, nasceu como uma antiga colônia romana com o nome de Augusta Taurinorum, e tornou-se importante a partir do século XII graças ao poder dos Savoia (ou Sabóia em italiano, família nobre da dinastia de Savóia, cujo domínio abrangia a região de Piemonte, na Itália, e a atual região de Sabóia, na França), que a engrandeceram até transformá-la em capital do reino no século XVI.


Fernando A. De Gennaro em frente a FIAT - Turim
.


Fachada do escritório principal da FIAT



Sem sobra de dúvidas um dos pontos que fazem de Turim uma das cidades mais conhecidas do planeta é porque lá está a sede mundial de um dos grupos mais importantes da indústria automobilística, a Fiat. A Fabbrica Italiana Automibili di Torino nasceu na década de 1920 e está dividida em duas partes na cidade.



Entrada principal da FIAT - Planta de Mirafiori


Planta de Mirafiori


A primeira parte da Fiat está localizada no bairro de Lingotto, considerado o local tudo começou. Naquele edifício de 4 andares funcionava a fábrica da Fiat e em cima do prédio ficava a pista de testes oval, que ficou famosa pela sua participação no filme “Um golpe à italiana”, de 1969, que utilizou a pista para filmar uma cena de perseguição policial. O filme, estrelado pelo ator inglês Michael Caine, mostra o ex-presidiário Charlie Croker (Caine) recém saído da prisão e planejando o que seria o roubo do século, que tinha como alvo um carregamento de ouro em Turim.


Prédio onde funcionava a primeira fábrica da FIAT - Em cima ficava a antiga Pista de Testes (oval)


Interior do prédio onde funcionava a fábrica da FIAT


Hoje uma parte do prédio onde funcionava a fábrica, virou um centro comercial (shopping). Já a outra parte é o Politécnico de Engenharia Automotiva. A área foi vendida pela Fiat a prefeitura de Turim, mas por lá ainda funciona o escritório geral da fábrica italiana, inclusive o gabinete do poderoso Sergio Marchionne, atual presidente do Grupo Fiat, bem como a concentração dos mais importantes departamentos da marca.


Em Turim, a GM também está presente. Em solo italiano a GM trabalha em conjunto com a FIAT para desenvolver novos conjuntos de Powertrain

Através do muro, consegui flagrar alguns carros de testes na Pista de Testes da FIAT


Parte da Pista de Testes da FIAT


Algumas unidades Lancia estacionados dentro da Pista de Testes da FIAT


No fundo a entrada principal da FIAT


A atual e moderna fábrica da Fiat, está localizada no bairro de Mirafiori que está a 5 kms do bairro Lingotto. Nesta unidade, são produzidos os automóveis da Fiat, Lancia e Alfa Romeo. O enorme complexo ainda abriga o Centro Stile, responsável por criar e desenvolver os novos modelos em conjunto com o Campo de Provas, traçado que está localizado ao lado da fábrica.




Fiat Tempra estacionado em frente a fábrica da FIAT
.


Bentley Continental GT em Turim, Itália


Fernando A. De Gennaro - Alfa Romeo 156


Loja da Lancia em Turim, Itália


Loja da Citroën, Peugeot e Honda em Turim, Itália


Loja da Peugeot


Oficina Autorizada Alfa Romeo, Fiat e Lancia no centro de Turim



Loja da Ferrari e Maserati em Turim, Itália



Maserati Gran Turismo em frente a loja


Turim possui uma vida cultural muito ativa. A cidade é centro de grandes editoras e sede de um dos principais periódicos do país, o La Repubblica, como também possui dois dos centros de estudos científicos e técnicos mais prestigiados da Itália, o Politecnico e a Universidade de Turim. Em seus domínios, também encontramos importantes museus como o Museo Egizio - o terceiro mais importante do mundo- e também as Galleria Sabauda, a Galleria d’Arte Moderna e, recentemente, a Pinacoteca Agnelli al Lingotto.

Nenhum comentário: