Avaliação – Chevrolet Cruze LTZ 1.8 16V Ecotec 2015



.
Com 24.506 unidades comercializadas em 2014, o Cruze foi o terceiro sedã médio mais vendido no Brasil, ficando atrás apenas do Toyota Corolla e Honda Civic.
.
Espaçoso e confortável, podemos dizer que estas são algumas das qualidades que este sedan carrega em sua bagagem. Com pequenas alterações estéticas a linha 2015 da família Cruze traz também ajustes na parte mecânica.
.
Na dianteira o para-choque foi redesenhado e a grade agora é bipartida com barras cromadas na versão topo de linha. Outra novidade são as luzes de posições diurnas que passam a ser item de série em todas as versões.  A traseira não apresenta nenhuma novidade, mantendo o mesmo desenho já conhecido.
.
O novo interior chama a atenção pelo uso de materiais de qualidade com uma aparência moderna e sofisticada. Os bancos, as laterais de portas e painel passam a ser revestidos em couro bicolor no tom marrom e preto. A versão LTZ traz de série uma central multimídia (touch-screen de 7” polegadas) equipada com: CD player compatível com MP3, entrada USB, entrada auxiliar P2, conexão Bluetooth completa (viva-voz e reprodução de música digital sem fios), visualizador de fotos, navegador GPS e amplo reconhecimento de voz. Apenas falando com a central, o usuário pode interagir com a agenda e realizar ligações telefônicas, como também dar ordens para a navegação, e controle das funções do áudio.
.
O motor 1.8 16V Ecotec de 144cv (etanol) e 140cv (gasolina) sofreu algumas alterações como a  reprogramação da injeção eletrônica com mudança da curva de torque do motor e o remapeamento do ponto de troca de marchas do câmbio automático de seis marchas, proporcionando maior agilidade e suavidade durante as trocas de marchas. A média de consumo registrada pelo computador de bordo foi de 7,8 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina, utilizando o veículo no trajeto misto entre cidade/estrada.
.
Macio e bem silencioso de andar, a engenharia da GM achou o ponto certo da calibração da suspensão para o solo brasileiro, principalmente no uso urbano, oferecendo conforto aos ocupantes. A posição de dirigir é agradável, o volante conta com boa empunhadura e todos os ajustes do banco do motorista são elétricos. A direção elétrica possui boa resposta e ganha progressivamente peso conforme o velocímetro sobe.
.
Desde a versão LT (entrada), a família Cruze vem equipada com controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), airbag duplo, cinto de segurança de três pontos em todos os assentos, sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna antissequestro no porta-malas. Também estão presentes ar-condicionado eletrônico, direção com assistência elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico, som com conexão bluetooth e suporte a comando por voz em português e volante ajustável em altura e profundidade. O valor da versão avaliada (LTZ) é de R$ 86.900,00 e possui garantia de 3 anos.
.
Texto e Fotos: Fernando A. De Gennaro
.