Parte 4 - Continuação da visita ao Museu do Automóvel de Turim, Itália


...............................................Alfa Romeo 155 DTM 1995 - Nicola Larini

A Arte, o conhecimento e a interatividade são as peças chaves do Museu do Automóvel de Turim, e o Blog De Gennaro Motors pôde desfrutar de tudo isso na nossa passagem por lá, confiram agora as nossas impressões e os nosso registros fotográficos dessa maravilhosa viagem.

O renascimento do Museu do Automóvel de Turim coincide com a realização do protótipo de um carro desenhado por Leonardo da Vinci. Logo que cheguei ao museu, do lado de fora já comecei a perceber que seria uma tarde muito prazerosa e muito especial, pois além de muitas informações automotivas, o visitante também tem acesso a informações históricas e culturais.


Miniaturas do Fiat 500 emcobrem um Fiat 500 de "verdade"


Em 1993 a Fiat já apresentava no Salão do Automóvel de Genebra o conceito Fiat Downtown que utilizava um motor movido a energia elétrica


.............................Fiat EcoBasic foi apresentando em 2004 no Genebra Motor Show

O projeto do museu:

“Um museu, hoje, tem várias funções e as pessoas não querem apenas ter um contato com uma tela digital. A interatividade é uma das principais atrações do novo museu. As pessoas querem ver as coisas reais, tocar a história viva. Os carros são importantes e o que acontece ao redor deles também é”, afirma François Confino.

Ele tinha as idéias bem claras quando aceitou o encargo de criar a cenografia da mostra de 200 carros. “No passado podíamos expor um automóvel com uma placa na qual se liam os dados. Era uma contradição fundamental e paradoxal em respeito à função original do carro. Então, eu decidi introduzir o movimento ao redor do carro para equilibrar a imobilidade obrigatória devido ao espaço. E para isso realizamos alguns truques”, conta o arquiteto-cenógrafo.

Confino tomou a palavra automóvel ao pé da letra, a “desmontou”, e deu a palavra museu um novo o significado. Por isso, cada coleção de carros está inserida num determinado contexto político, econômico e social. Todas estas informações são acompanhadas de projeções audiovisuais e de objetos de época que circundam a evolução do automóvel. “Boa pare dos filmes, gravações dos rumores de fábrica e narrações antigas são originais. Os áudios que criamos respeitam o período de origem”, afirma François Confino.


Alfa Romeo 155 DTM 1995 - Nicola Larini


Interior do Alfa Romeo 155 DTM


Motor V6 - Alfa Romeo 155 DTM


Concept car - Alfa Romeo Brera


Alfa Romeo Concept 2Uettottanta - 2010


Alfa Romeo Concept Vola -2001


Sala especial onde diversos carros de F1 estão expostos


Ferrari Concept car - Fioravanti Fórmula 1


Alfa Romeo 179 F1 - 1981


Maserati 250F - 1954


Maserati 26B - 1928


Fiat 130HP - 1907


Ferrari 500 F2 - 1951


Bugatti 35B - 1929


Alfa Romeo P2 - 1930


Mercedes-Benz RW 196 - 1954


Ferrari 312 TS - 1980


Ferrari F1 - 2005


Alfa Romeo 33 TT 12 - 1975


Ferrari F-40 Competizione - 1987


Este VW Nardo W12 é o mesmo carro que estava no Salão do Automóvel de SP em 1998


Stúdio Giugiaro - Concept Structura 1998


Stúdio Giugiar0 - Quaranta Concept Car - 2008


Jaguar Bertone Concept


Concept Car Stola S81 - 2000


BMW Concept Coupe Mille Miglia - 2006