Guia de viagem - Frankfurt, Alemanha



De centro financeiro alemão, a quase colônia americana durante a segunda guerra, a cidade de Frankfurt é um dos mais importantes centros de negócios da Europa continental. Situada as margens do rio Main, a cidade de Frankfurt am Main , ou simplesmente Frankfurt, tem seu nome ligado aos francos, lendário povo que assim como os germânicos ocuparam a Gália entre os séculos III e XIII, daí o prefixo Frank, em referência aos ancestrais do povo francês.

O voo operado pela TAM Linhas Aérea, partindo de São Paulo até Frankfurt dura pouco mais de 12 horas e sem escalas


Talvez por isso, o Salão do Automóvel de Frankfurt reveze a cada dois anos com o de Paris, uma simbólica relação entre o povo francês e alemão, sucessores dos francos e germânicos da época da Gália. Assim como a mistura de povos que formaram a Europa ocidental, esta cidade alemã consegue reunir a beleza da tradicional arquitetura das casas alemãs de madeirame ao moderno arranhas céus à beira do Main, tanto que recbe o singelo apelido de ‘Mainhatan’, lembrando a ilha norte americana da Big Apple.

Boeing 777 - Capacidade para transportar mais de 300 passageiros

A cidade possui cerca de 700.000 habitantes e tem notoriedade pela arquitetura monumental de sua parte moderna, bem como a precisão de seus sistemas de transporte de passageiros. O aeroporto de Frankfurt está interligado com estações de trem, de curta e de longas distâncias, que podem levar você tanto para a cidade, como para outras capitais, em outros países, se utilizando do trem bala, que também opera aqui. Além dos trens, há, também, os terminais de ônibus. Tudo fica muito fácil quando você chega em Frankfurt, pois tem opções diversas de transportes, a preços acessíveis.


Placas de metro espalhadas por todos os cantos da cidade

O famoso prédio da bolsa de valores de Frankfurt

Os tradicionais VW Golf da década de 90

Mercedes-Benz 300 SL estacionada no centro de Frankfurt

Vai pra onde ???


Com mais de 50 milhões de passageiros anualmente e cerca de 480.000 partidas e chegadas, o aeroporto de Frankfurt é uma importante plataforma giratória de tráfego internacional. Os passageiros podem selecionar entre mais de 110 companhias aéreas e, a partir de Frankfurt, podem viajar para quase 300 destinos a nível mundial. Esse grande contingente de passageiro, tornou-se a mola mestra para que fossem desenvolvidas soluções mais ágeis nos meios de transportes entre o aeroporto e outras áreas da cidade.


Estação principal de Frankfurt - Hauptbahnhof


Mapa do metro sempre na mão


Comprando o ticket de metro - Existem 7 idiomas de tradução na máquina


Dica: Existem vários tickets de metro para você comprar. O mais recomendado seria o (Day Ticket) que serve para o dia inteiro. Você pode usar o metro quantas vezes quiser, qualquer horário e também serve para andar de ônibus por toda a cidade. Este tipo de ticket custa 6,20 Euros por pessoa


A sua proximidade ao cruzamento de auto-estrada mais movimentado da Europa, o Frankfurter Kreuz, faz com que haja uma ligação ideal do aeroporto para os condutores. Além disso, dispõe de uma estação de tráfego interurbano ICE própria e uma estação de comboios regionais própria no terminal 1. Cerca de 170 comboios de tráfego interurbano trazem diariamente os passageiros para o aeroporto.

Hotel Ibis no bairro de Offenbach - FrankfurtRua do hotel com movimento tranquilo em uma tarde de domingo A qualidade da Rede Ibis é muito bom. Todos os hotéis espalhados pelo mundo possuem um padrão único de atendimento e hospedagemNo final desta rua fica o metro Kaiserlei no qual eu utilizava para ir até o centro de FrankfurtMetro Kaiserlei


Na estação de comboios regional transitam os comboios regionais e de tráfego suburbano da União de Tráfego Rhein-Main. Aí, a união de tráfego opera uma central de mobilidade para informar os passageiros. Também existe uma estação de autocarros no terminal 1 em frente às salas de chegadas. O Lufthansa Airport Bus transporta diariamente e várias vezes passageiros de Frankfurt para Mannheim, Heidelberg, Augsburg, Marburg/Gießen e Straßburg, independentemente da companhia aérea utilizada.

Novo VW Up em exposição no centro de FrankfurtBairro com arquitetura moderna


Mesmo sendo uma cidade ligada diretamente ao transporte aéreo e terrestre, em Frankfurt a arte, a filosofia e a sociologia também têm seus espaços. Basta lembrar da Escola de Frankfurt, um dos expoentes da teoria social interdisciplinar neo-marxista, além de nomes da contemporaneidade como Max Horkheimer, Theodor Adorno, Hebert Marcuse, Walter Benjamim e Jüger Habermas que inovaram em pesquisas de cunho social.

Centro com arquitetura antigaSorveteria Häagen-Dazs

Entre os museus da cidade estão o Städelsches Kunstinstitut (com obras dos artistas Van Eick e Rembrandt), o Deutsches Architekturmuseum (que aborda a evolução arquitetônica no século 20), o Historisches Museum (com um acervo de peças relacionadas à história de Frankfurt), o Museum für Moderne Kunst (Museu de Arte Moderna) e Deutsches Filmmuseum (Museu do Filme), além do Museu Heinrich Hoffman, o fotógrafo oficial de Hitler.

Eu e minha irmã no centro de FrankfurtAvenida Hauptwache - Diversas lojas de marcas famosas como Zara, Lacoste, Tommy, Rolex, Sport Arena, Adidas, Puma entre outras de renomeTeatro de Frankfurt - Opera House

Tendo saído um pouco arrasada da segunda guerra, a cidade praticamente se reconstruiu, e hoje atrai turistas de todo o mundo pela sua arquitetura monumental, ou pelo seu legado literário e artístico. Mas é cada dois anos, durante o Salão do Automóvel que Frankfurt mais uma vez inova. Desta vez por fora e por dentre dos conceitos, protótipos e automóveis que utilizam tecnologia e modernidade a serviço do condutor, tal qual o elogiadíssimo sistema de transito e transporte da quinta maior cidade alemã, que não desponta do mapa a toa.

VW Phanton 2011VW Scirocco 2011 Viatura Policial AlemãAndando no centro de Frankfurt, encontrei este evento da Land Rover onde estava sendo apresentando o Novo Range Rover Evoque 2012Novo Range Rover Evoque 2012
Este novo modelo chega ao Brasil no mês que vêm

Range Rover Sport 2012Range Rober Vogue 2012

Dupla de Mini-Cooper
Porsche 911 Conversível não poderia ficar de fora das fotosBMW 323 Station 2010Mercedes-Benz SL 63 2011Bentley Continental GTC 2012