Mitsubishi inova e inaugura o rallycross e cross-country no Autódromo Velo Città

Fernando A. De Gennaro e Thiago A. De Gennaro

No último dia 01 de abril de 2017, a convite da Mitsubishi o Blog De Gennaro Motors esteve presente na 18ª temporada da Mitsubishi Cup. Além de duas provas de rali cross-country de velocidade, em um trajeto de 32km em meio à cana-de-açúcar cheio de desafios, as duplas encararam uma disputa emocionante de rallycross no Autódromo Velo Città - a modalidade, inédita, mescla asfalto e terra em pegas com carros lado a lado.


Mas não foi só a Mitsubishi Cup que foi palco no Autódromo Velo Città. Outros dois ralis, foram realizados simultaneamente: o rali de regularidade Mitsubishi Motorsports e o de estratégia e tarefas Mitsubishi Outdoor. Participantes, famílias, amigos e convidados puderam assistir bem de perto a disputa do rallycross, e empolgaram-se com os carros de rali correndo lado a lado e fazendo ultrapassagens emocionantes.

O nosso colaborador e integrante do Blog De Gennaro Motors, Thiago A. De Gennaro, teve a oportunidade de realizar uma volta rápida a bordo da Mitsubishi ASX RS junto com o piloto de testes da fábrica, Rodrigo Mange, no circuito cross-country. O trajeto teve cerca de 5kms de extensão, passando por curvas bem fechadas, saltos e retas onde a velocidade chega a aproximadamente 220 Km/h e o piloto Rodrigo Mange ressalta: “Utilizamos uma ASX convencional de rua para poder fazer o rali cross-country, realizamos ajustes na suspensão e remapeamento do motor para poder atingir uma performance maior e instalamos todos os itens necessários de segurança, como por exemplo o santo - antonio”. 

Thiago A. De Gennaro pronto para a volta rápida com a Mitsubishi ASX RS

Fernando A. De Gennaro com o piloto Rodrigo Mange e Thiago A. De Gennaro
Mitsubishi ASX RS

Outro test-drive que tivemos a oportunidade de fazer foi com a nova Mitsubishi L200 Triton Sport equipada com motor 2.4 Turbo Diesel que rende 190cv e câmbio automático de 5 velocidades. Utilizamos o trajeto da pista Off-Road do Autódromo Velo Cittá no qual fomos expostos a diversos tipos de terrenos. O comportamento da suspensão nos surpreendeu, assim como a perfomance do motor 2.4. Mesmo em baixa rotação, o nível de isolação acústica é incrível de dentro da cabine.  A matéria completa deste test-drive você vai poder acompanhar em breve aqui no De Gennaro Motors.

Fernando A. De Gennaro no test-drive da nova Mitsubishi L200 Triton Sport 2017




Agora abaixo, acompanhem os resultados do evento:

Na categoria L200 Triton ER Master, Thiago Rizzo e Leonardo Magalhães venceram. "A prova mudou bastante, tivemos que confiar na navegação e acelerar mais. Teve muito buraco e lombas... O nível técnico subiu muito esse ano. E o rallycross foi show de bola, uma adrenalina fora do normal, bem divertido", fala Rizzo. "Fizemos um trabalho legal. São desafios novos e que exigem muito mais do conjunto", completa Leonardo.

Já na L200 Triton ER, Alessandro Cesar Tozoni e Gilze Araújo levaram a melhor. "Na primeira especial voltamos às origens do rali: uma pista trabalhosa, piso não tão limpo, mais cross-country mesmo. E ainda brincamos um pouco no rallycross: a adrenalina vai a mil", fala Alessandro. "A gente se divertiu muito, mesmo errando na primeira prova. Mudamos a estratégia e fizemos o que sabemos fazer", explica Gilze.

Na nova categoria L200 Triton Sport RS, novidade do ano no grid, Rodrigo Meinberg e Luis Felipe Eckel foram os melhores. "Tivemos que nos adaptar: a primeira volta foi para entender, porque o rali ficou mais cross-country", explica o navegador. "Foi uma prova bem gostosa, exigiu muito de navegação e bastante da pilotagem, com tocada mais estratégica", fala Rodrigo. "Tem um terço de contribuição de cada um: do piloto, do navegador, e da equipe."

A bordo do ASX RS, Vitor José Muench e Jorge Adriano Peters aceleraram fundo e garantiram a vitória. Em 2016, a dupla foi vice-campeã na categoria TR4 ER e este ano estrearam no veículo novo. "O carro é totalmente diferente, forte e rápido, tem que aprender. E a gente se dedica ao trabalho: treina, vai pra pista, faz academia, cuida da alimentação. É um preparo todo", conta Vitor. "Fiquei muito feliz, a dedicação traz resultado."

Já na Pajero TR4 ER, Marcos Chueda e Luiz Afonso Poli foram os vencedores das três provas do dia e fecharam a etapa com chave de ouro. "Teve a surpresa do rallycross, uma experiência totalmente diferente, que a maioria gostou. Estamos contentes porque trabalhamos há um tempo e hoje chegamos ao objetivo", completa. "Precisamos nos adaptar ao novo estilo de navegação, aperfeiçoar o entrosamento, mas hoje acertamos. Foi show!", comemora Poli.

A temporada 2017 marca também a estreia de dois novos modelos: a L200 Triton Sport RS e o ASX RS 2017. A picape é o veículo mais rápido preparado pela Mitsubishi Motors a participar da Mitsubishi Cup, e está apto para correr o Rally dos Sertões nas categorias Protótipo ou Pró-Brasil. Já o ASX RS 2017, veículo homologado junto à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para a Mitsubishi Cup, para o Campeonato Brasileiro e para o Rally dos Sertões, na categoria Production, tem carroceria nova e 194 cavalos de potência.

Texto: Divulgação e Fernando A. De Gennaro
Fotos: Divulgação, Fernando A. De Gennaro e Thiago A. De Gennaro