Nos últimos
anos o mercado de picapes pequenas cresceu no Brasil e os modelos que
antes eram utilizados apenas para o trabalho começaram a ganhar um novo espaço
no mercado, sendo utilizadas também no meio urbano, principalmente após o
lançamentos dos modelos com cabine dupla.
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Geralmente
as picapes pequenas são sempre projetadas com base nos modelos compactos de
suas marcas. No caso da Saveiro, a origem está no Gol. Mas o espaço interno até
para poder preservar a vocação profissional de veículo de carga não chega a ser
o mesmo que o oferecido no hatch. Por fora, além da possuir janelas nas
laterais, podemos notar que o teto é mais alto para garantir um espaço interno
amplo. Os passageiros que viajam no banco de trás ficam numa posição mais
elevada em relação aos da frente. Com o aumento do habitáculo interno, a
caçamba fica com capacidade de carga reduzida para 580 litros contra os 924
litros do modelo com cabine simples.
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Sob o capô,
a Saveiro Highline é equipada com motor 1.6 8V de 104cv (etanol) e câmbio
manual de cinco marchas que possui engates curtos, macios e precisos. O
consumo de combustível quando abastecido no etanol ficou na média de
10.0 km/l entre cidade e estrada. A suspensão também foi recalibrada, ficando
um pouco mais macia em solo acidentado e firme nas curvas.
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De fábrica,
a Saveiro Highline traz computador de bordo, ar-condicionado, rodas de aço de
15 polegadas, chave “canivete” com comando de travas e alarme, direção
hidráulica, retrovisores elétricos e com luzes de seta, faróis e lanternas de
neblina, santantônio, som com rádio AM/FM, CD Player, Bluetooth, MP3 player e
entradas USB e auxiliar, tomada 12 volts traseira, vidros elétricos e volante
multifuncional. É possível ainda incluir os opcionais revestimento parcial em
couro nas portas e nos bancos, sensor de estacionamento traseiro e rodas de
liga leve de 15 polegadas. O preço começa em R$ 53.110 e chega a R$ 55.962
na versão completa.
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Texto e Fotos: Fernando A. De Gennaro
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