Sempre gostei de veículos sedans compactos, eles costumam
ser ágeis e ao mesmo tempo oferecem conforto aos ocupantes, além de espaço no
porta-malas para evetuais viagens em família. Estes detalhes eu consegui
encontrar no novo Audi A3 Sedan. Medindo apenas 4.45 m de comprimento, 15 cm a
mais do que a versão Hatch(A3 Sportback - 4 portas), suas linhas são muito
similares ao do modelo A4.
Visto por fora, o novo A3 sedan revela linhas atuais e
modernas, que seguem o DNA da marca. Na dianteira o destaque fica por conta da
tradicional grade dianteira, com as argolas cromadas da marca ao centro, além
do teto curvo, que remete aos modelos cupês. A linhas laterais são mais
“limpas”, com vincos lineares e contínuos.Já a traseira curta conta com
lanternas com desenho futurista, e dotadas de luzes LEDs. E por falar em
traseira, o porta malas pode levar até 425 litros de bagagem,45 a mais que no
A3 Sportback e 60 a mais que no modelo de três portas.No interior temos que exaltar
a posição de dirigir, com uma sensação de esportividade e não cansa o motorista
em viagens longas graças aos bancos, com destaque ao do motorista que possui
mais de 12 regulagens elétricas. Já para quem vai atrás, o espaço é reduzido, o
que também poderia ser melhor.
Fora esses detalhes que podem até passar despercebido por
algum consumidor distraído e empolgado com o modelo da Audi, o A3 sedan é
recheado de tecnologia e modernidade, entre elas destacam-se: o sistema
multi-mídia Infotainment, que possui tela de 7” polegadas que se emerge do topo
do painel, ou opcionalmente o A3 Sedan pode trazer ainda um sistema ainda mais
avançado, Multimedia Interface – MMI, que possui HD de 40 GB para armazenamento
de músicas e informações, além de sistema de navegação completo, DVD, e um
touchpad no painel na qual o usuário pode “escrever” por meio de toque, letras
e números, tornando a inserção de dados no sistema mais pratica e segura. O
modelo que avaliamos contato com fabuloso motor 1.8 TSI, capaz de desenvolver
180cv e um torque de 25.5 kgfm, o propulsor trabalha em conjunto com o acertado
câmbio automatizado de dupla embreagem S-Tronic de sete velocidades. Este
conjunto mecânico permite que o A3 Sedan tenha ares de esportivo, com números
muito bons em termos de desempenho, indo de 0 a 100 km/h em 7.3 segundos e
velocidade máxima de 235 km/h, de acordo com a montadora. Seu comportamento
dinâmico éexcepcional, assim como a calibração da suspensão, que deixa o
motorista bem à vontade para abusar da sorte nas curvas mais fechadas.
Falando em esportividade, o A3 Sedan possui um sistema chamado
“Audi Drive Select”, ou seja, um sistema
eletrônico, que permite ao motorista escolher através de um botão no console
central os diferentes modos de condução, estes modos alteram por exemplo a
suspensão, a resposta do acelerador e o peso e assistência do volante, o câmbio
S-Tronic por sim só possui os modos de operação: Comfort, Auto, Dynamic,
Efficiency e Individual, nos modos manual ele permite que o motorista faça as
trocas de forma manual seqüencial através de paddle-shift – borboletas atrás do
volante.Teste todos estes recursos na estrada e cada um deles correspondeu com
muita excelência. O ronco do motor abrindo a “turbina” é sensacional. A
suspensão acaba sofrendo um pouco no solo brasileiro, mas achei ela muito
macia. Outro item que me despertou curiosidade no A3 Sedan e que merece
destaque é o baixo consumo, graças a injeção direta e uma mecânica apurada
neste bloco 1.8, este motor consegue um incrível consumo combinado
(estrada/cidade) de até 17.8 km/l.
Custando pouco mais de R$ 116.400 para a versão básica, vale
a pena ter este sedan de “mão cheia” compensados com uma boa dose de
equipamentos, entre os itens oferecidos pela Audi. Em sua versão completa Ambition
o valor sobre para R$ 126.400. Importado da Hungria para o Brasil no começo de
2014, começará a ser fabricado no Paraná no segundo semestre de 2015.Entre seus
concorrentes diretos estão o Mercedes-Benz CLA e o Volvo S60.
Texto e Fotos: Fernando A. De Gennaro
Nenhum comentário:
Postar um comentário