Andamos com o Renault
Sandero Stepway 2017 equipado com o novo motor 1.6, sob a designação da sigla
SCe (Smart Control Efficiency). Esses novos motores da Renault ganham cada vez
mais o mercado e começam a chamar atenção dos consumidores pela questão de desempenho
e economia. Ainda que sejam de famílias diferentes (com tecnologia diferente),
esses novos motores 1.0 e 1.6 trazem uma série de tecnologias inéditas.
Lembrando que desde a sua chegada
ao mercado, o Stepway é uma versão própria do Sandero. Aliás, visualmente, o
carro ganha uma série de apliques, um interior diferenciado e uma suspensão
mais elevada. Outro detalhe importante, é que não existe versão básica do
Stepway. O modelo sai sempre completo. Com essa identidade própria, o Stepway
tem visual ousado, posição de dirigir elevada e versatilidade na condução.
Já a parte externa chama a
atenção, sugerindo um estilo visual de “SUV”. Na dianteira, o para-choque
exclusivo desta versão sugere força pelos detalhes em preto e na parte inferior
com o acabamento em tom prata. Os faróis com máscara negra, juntamente com os
faróis de neblina, completam o conjunto. Outro destaque da lateral são as novas
rodas de liga-leve, sempre de 16 polegadas.
No interior as diferenças são os novos bancos,
mais confortáveis e anatômicos, com detalhes de estilo nas costuras. A cor
laranja no acabamento interno confere um toque sutil e especial, com destaque
para as saídas de ar laterais e o painel de instrumentos, que também tem
contornos com preto brilhante.
Agora, o Sandero Stepway está
disponível apenas com o novo motor 1.6 – 16v SCe de quatro cilindros. Este motor tem maior e melhor desempenho. A potência máxima saltou para 118
cv (etanol) e 115 cv (gasolina). O torque também mudou, passa a ser 16,0 kgfm, seja com gasolina ou etanol. O duplo comandos de válvulas
(variável apenas na admissão) garante maior torque desde as baixas rotações. Durante
a nossa avaliação, percorremos cerca de 800 Kms, por trechos de estrada e cidade.
Tivemos uma média de consumo na faixa de 11,5 na cidade e 14,8 na estrada.
Interessante também ressaltar que
os modelos do Sandero 2017 com o motor 1.6 SCe trazem com exclusividade o
sistema Stop&Start, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou
outros tipos de paradas. Este sistema garante uma economia de até 5% de combustível.
Texto e Fotos: Fernando A. De Gennaro
Um comentário:
A que velocidade vocês andaram para conseguir 14.8 na estrada? Alcool ou gasolina?
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