Avaliação – Nissan Altima SL 2.5 16V X-Tronic CVT 2014

 

Após o surgimento dos veículos SUV’s, muitas montadoras optaram começaram há diminuir um pouco o os lançamentos de veículos sedans por conta do mercado. Mas atualmente, este mercado de sedans tem voltado a ter procura e está voltando a ganhar vida no Brasil. As variações de modelos são grandes, assim como seus respectivos preços. Está semana vamos mostrar uma opção bem interessando de um sedan de grande porte, o Nissan Altima. Fabricado no Tennese, Estados Unidos, o sedan desembarca no Brasil em uma única versão denominada SL.
 
O design é o ícone da nova identidade da marca japonesa, colocando em jogo a ousadia e conservadorismo com linhas mais retas, proporcionando um olhar mais clinico e diferenciado. Mas este sedan ao mesmo tempo em que conserva o apelo de um carro de luxo e possui o lado esportivo e atraente. Debaixo do capotemos um motor 2.5 16V a gasolina de 182 cv equipado com o câmbio  X-Tronic CVT de 6 velocidades. Ele responde muito bem nas saídas e retomadas, tendo também o auxilio do modo Sport no câmbio, deixando as trocas de marchas mais curtas e o giro do motor mais alto.  
 
Sua dirigibilidade é fantástica, por ter as dimensões grandes, nas entradas e saídas de curvas você sente o carro na mão, lembrando que a suspensão é independente nas quatro rodas. Para o consumidor que busca um carro grande para viajar com a família o espaço interno está garantido pelo entre-eixos de 2.775 mm e o porta-malas que possui cerca de 436 litros. Unindo os equipamentos de sofisticação e tecnologia, eles fazem parte do pacote. Uma dessas tecnologias é um sensor instalado em pontos estratégicos do veículo,  responsável pelos sistemas de monitoramento de ponto cego, detector de objetos em movimento e monitoramento de mudança de faixa.
 
Outro item que chama a atenção é o display colorido personalizável com tela de 7″, onde são exibidas informações do computador de bordo e sistemas de áudio, monitoramento da pressão dos pneus e instruções da navegação por GPS. Quanto ao acabamento interno, este é outro destaque que não podemos deixar de avaliar. As peças possuem encaixes perfeitos e a sensação de refinamento dos materiais é notável. O sistema de som é fornecido pela Bose oferecendo um áudio de alta qualidade. Outro item curioso são  os bancos extremamente confortáveis, resultado da tecnologia “Zero Gravity”, desenvolvida em conjunto com a Nasa. Trata-se de uma espuma que se molda o formado do corpo dos ocupantes. Para o motorista os ajustes são elétricos, mas os da direção são feitos pela tradicional alavanca. O volante revestido de couro, enquanto os botões integrados são de fácil manuseio.
 
Outro detalhe que chama a atenção é o sistema de abertura das portas e ignição do motor sem chave. No Altima também existe a possibilidade de fazer a partida pode de forma remota pela chave I-Key. De série ele traz: direção elétrica, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, bancos de couro, regulagem elétrica do banco do motorista, teto-solar, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), abertura e ignição sem chave (sistema I-Key), sistema de som Bose com nove alto-falantes, tela multimídia de 7″ sensível ao toque e navegador por GPS, além de aquecimento para os bancos dianteiros e volante.
 
Diversos outros itens de segurança também fazem parte do pacote como: controles de estabilidade e tração, , aviso de mudança de faixa e monitoramento da pressão dos pneus, além dos freios ABS e seis airbags (frontais para motorista e passageiro, laterais e de cortina). Atualmente o Altima é dos veículos sedans mais vendidos nos EUA e da mesma forma a marca japonesa pretende fazer aqui no Brasil. O preço de R$ 99.800 é muito  atraente pelo que o Altima entrega ao consumidor.

Texto e Fotos: Fernando A. De Gennaro





 

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