Viagem a Sttutgart, Alemanha - Museu da Porsche

Fachada do museu

Stuttgart não é um dos roteiros mais cobiçados pelos viajantes que passam pela nação germânica. Já para quem é aficcionado por carrões Made in Germany, sabe que é de lá que saem um dos modelos mais cobiçados por todo fã de superesportivos: os Porsche.

A marca alemã fundada por Ferdinand Porsche em 1948, carrega em sua história várias vitórias e inovações, dentro e fora das pistas. Tanto que seus modelos são tidos por muitos como vanguardistas, quando o assunto é tecnologia utilizada em sua construção, bem como na vida à bordo dessas verdadeiras máquinas de sonho.
Entrada principal da fábrica - PorscheEstação de metro ao lado da fábrica e museu da PorscheCarros do Museu da Porsche estacionados ao lado da estação de metroPraça - PorschePlatzPorsche 911 Carrera Turbo - Exposto em frente a concessinária Porsche Zentrum SttutgartPorsche Zentrum - Uma concessionária ao lado do museu e fábrica da Porsche

O novo museu da marca foi inaugurado em 31 de Janeiro de 2009, em comemoração aos 60 anos da marca, mas a data prevista para sua abertura estava marcada para o ano de 2005, mas tanta demora valeu a pena, e assim como os modelos em exibição, a própria arquitetura do prédio é um show a parte no quesito modernidade de construção e emprego de tecnologias a serviço dos visitantes.

Para chegar ao museu da Porsche você pode obter pelo metro, sendo muito mais rápido e fácil de chegar. Saindo da estação principal de Stuttgart (Hauptbahnhof), você deve seguir a linha marrom chamada de S6 com sentido a Weil der Stat e contar três paradas até chegar na estação Porsche-Platz. Praticamente quando você descer do metro já estará dentro da Porsche tendo ao seu lado direito o museu da marca e mais para frente a fábrica.

O Museu Porsche, possui uma oficina que restaura e prepara os veículos para serem expostos no museu e eventos da marca
Um dia inesquecível no Museu da Porsche Vista panorâmica do Museu Porsche

Com um investimento de 100 milhões de euros em sua construção, o prédio ultramoderno com área interna de 5.600 m2 exibe 80 dos mais raros automóveis a história da marca, mas há mais 300 deles estocados, isso sem contar o acervo de 2,5 milhões de fotografias, 1,5 mil horas de filme e 3 mil livros sobre temas automotivos. A arquitetura chama a atenção pela estrutura de aproximadamente 35.000 toneladas está suspensa por apenas três colunas em V, o que dá a impressão de que o a construção parece flutuar sobre a cidade.

Encomendado por Adolf Hitler, os estilosos tratores projetados por Ferdinand Porsche ajudaram a reconstruir a Alemanha após a Segunda Guerra MundialPorsche Type 1964 Porsche Spyder 550 A - Lançado em 1952 no Paris Motor Show O Porsche 356/1 foi o primeiro automóvel Porsche construído de maneira independente. Baseado na mecânica do VW Fusca
VW Fusca exposto no Museu da Porsche

Para os consumistas, há um verdadeiro shopping, que vende os mais diversos produto relacionados à marca, desde miniaturas a outros suvenirs como peças de vestuário. Outras atrações são o centro multimídia, onde o visitante tem acesso a informações sobre os modelos da marca, a sala de troféus, que conta um pouco das 28.000 vitórias conquistadas pela Porsche nas mais diversas modalidades automobilísticas e um lounge com pufs para que os visitantes possam descansar entre um pavimento e outro.

O museu funciona de terça a domingo das 9h ás 18h, o valor do ingresso para adulto é de € 8, estudantes pagam meia e crianças até 14 anos acompanhadas também. O museu também disponibiliza guias eletrônicos em várias línguas gratuitamente, e a estimativa de visitantes é de aproximadamente 20.000 pessoas por ano passem pelo local, de fato um dos pontos que não pode ficar de fora por quem é apaixonado por modelos esportivos.


Porsche 356/2 - Conversível
Porsche 356/2 - Coupe
Porsche 356 Speedster Prototyp
Porsche 356 B - Carreta GT



2 comentários:

Anônimo disse...

Estive visitando o Museu da Porsche neste mês de abril/2012. É fascinante e maravilhoso. Também visitei na fábrica uma unidade de vendas de peças para Porsches antigos, que fica anexo a fábrica. Com antecedencia aluguei um Porsche 911S Cabriolet 2012 (um 991 0KM!) na Avis e peguei o bicho na Hbf e coloquei ele no seu devido lugar: uma Autobanh alemã. SHOW!!! Valeu pelo blog!
(Augusto H. S. - Brusque/SC)

André Candreva disse...

Gennaro,

parabéns pelo blog... muito legal...

acesse também o meu blog < POR DENTRO DOS BOXES > http://pordentrodosboxes.blogspot.com.br/

um grande abraço...