Avaliação - Hyundai HB20X 1.6 2018

Hyundai HB20X 2017 pelas estradas de terra em Vinhedo-SP

Considerado um sucesso de vendas da Hyundai no Brasil, o HB20 conseguiu agradar e conquistar todo o tipo de público e perfil, desde os mais jovens até os mais velhos. O novo HB20X recebe uma exclusiva e ampla grade frontal com detalhes cromados, proteções da carroceria e barras de teto com acabamento preto. A adoção das rodas e pneus de 16 polegadas aumentando a altura livre em relação ao solo e passa a ser de 206 mm – 41 mm a mais que na versão anterior. A posição de dirigir também ficou 10 mm mais alta, o que vai ao encontro da proposta aventureira do carro.



Por dentro, o HB20X apresenta painel preto em todas as versões, novo tecido exclusivo com gravação em alto relevo e volante com couro perfurado. Recebe ainda a opção do pacote Dark Brown, com bancos, painel das portas dianteiras e manopla de câmbio em couro marrom, garantindo uma harmonia de tons diferenciada em relação ao mercado e agregando à versão Premium a sofisticação encontrada em automóveis de categorias superiores.



Completam o pacote de novidades para a versão topo de linha do HB20X o ar-condicionado automático digital, dois airbags laterais de tórax, que se juntam aos dois airbags frontais tradicionais, e retrovisores com rebatimento automático, que abrem e fecham ao toque de um botão no painel ou por meio dos comandos na chave canivete.

Outra novidade é a nova central multimídia blueMedia®, disponível como opcional nas versões Premium. O equipamento é compatível com o Car Link®, para smartphones Samsung e LG, e em breve funcionará com o Apple CarPlay®, para iPhone 5 e superiores.

O Car Link® permite espelhar todo o conteúdo de smartphones na tela de 7 polegadas da central multimídia integrada ao painel do veículo de maneira totalmente ergonômica. Após o pareamento dos dois dispositivos, o conteúdo passa então a ser controlado pela tela touchscreen do blueMedia®. Com o Car Link® é possível, por exemplo, reproduzir e operar o Waze®, aplicativo interativo de trânsito e navegação, que propõe rotas alternativas, alertas e informações de tráfego aos motoristas, diretamente na tela do sistema.

A nova central de entretenimento do HB20X será compatível com o Apple CarPlay®, forma mais segura de utilizar o iPhone dentro do carro, integrando o dispositivo com o sistema de multimídia e seus controles. O usuário vai realizar chamadas, acessar a biblioteca musical, enviar e receber mensagens sem se distrair. A conexão com o iPhone se dará por meio do cabo USB Lightning.

No conforto ao dirigir, contamos com a direção elétrica de série, exclusividade da versão aventureira.
Com relação ao câmbio, as trocas são suaves e rápidas, especialmente nas acelerações. O motor segue o mesmo 1.6 de 128 cv (etanol) e 123 cv (gasolina). Em nosso trajeto de avaliação, percorremos cerca de 700 Kms, passando por trechos de estrada e cidade. Realizamos uma média de 10,5 km/l na cidade e 12,3 km/l. Um ótimo desempenho para um hatch aventureiro.



Texto e Fotos: Fernando A. De Gennaro

Nenhum comentário: