Novo Chevrolet Cruze Sport6 pelas ruas de Vinhedo-SP
O novo Chevrolet Cruze Sport6 2017 chega
à sua segunda geração com design bem mais arrojado do que a versão anterior. Fabricado
na Argentina, ele mantém boa parte das evoluções tecnológicas já empregadas na
versão sedã.
A esportividade está presente em
diversos detalhes, com destaque para os novos para-choques (dianteiro e
traseiro), que trazem desenho exclusivo, faróis auxiliares horizontais e
spoiler integrado à base pintado em preto fosco. Com relação ao modelo anterior,
o hatch ficou com a traseira ligeiramente mais curta, deixando o
modelo 217 mm menor em relação ao sedã. A distância entre-eixos, porém,
cresceu. Esse aumento resultou em um espaço interno maior e mais confortável.
Já o porta-malas ficou com cerca de 300 litros. Um bom tamanho para um carro
hatch do seu seguimento.
O novo Cruze, também oferece opcionalmente, sistema de
estacionamento semi-automático (Easy-Park), Assistente de permanência na faixa,
que identifica saídas involuntárias da pista e realizam automaticamente
pequenas correções na trajetória do veículo, Alerta de colisão frontal, Alerta
de ponto cego, Farol alto com acionamento inteligente, Carregador de celular
sem fio, Banco do motorista com ajustes elétricos e Monitoramento da distância
do veículo à frente. Agora o assistente de partida em rampas, sistema de
monitoramento da pressão dos pneus, a câmera de ré, o sensor de estacionamento
traseiro, o sistema de áudio de alta definição e o multimídia MyLink com
Android Auto e Apple CarPlay, antes opcionais, passam a ser equipamentos de
série.
O propulsor 1.4 Turbo rende 153 cv de
potência (etanol) e 150 cv (gasolina) com 24,5 kgfm de torque, além de
oferecer injeção direta de combustível. Completa o conjunto a última geração da
transmissão automática de seis marchas. Durante a nossa avaliação, percorremos cerca de 2.500 kms a bordo
do Cruze. Tivemos uma média de consumo
em torno de 12,0 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada, abastecido com gasolina.
Outra grande novidade no Cruze é o sistema Start-Stop, que liga e desliga
o motor em paradas, como por exemplo em um semáforo. Além de ajudar a reduzir o consumo de combustível, o
sistema acaba favorecendo também a questão da vida útil de todo a parte mecânica,
diminuindo à hora/trabalho do motor.
Além dos conhecidos serviços
prestados pelo sistema OnStar, como emergência, segurança, proteção
patrimonial, concierge e navegação, o Sport6 traz uma nova e inédita versão do
aplicativo, que permite ao usuário consultar um número maior de parâmetros do
veículo pelo celular. Trata-se do Diagnóstico Avançado. Essa função,
disponibilizada no Sport6, informa se há condições irregulares nos itens motor
e transmissão, airbag, controles de tração, freios ABS, emissões, OnStar e pressão
dos pneus.
Desde a versão de entrada, o
Cruze oferece controle eletrônico de tração e de estabilidade, freios ABS com
EBD (distribuição da força de frenagem) e PBA (frenagem de emergência), direção
elétrica progressiva, luz de condução diurna, controle de cruzeiro, abertura e
fechamento dos vidros por controle remoto, airbags frontais e laterais, cintos
de segurança de três pontos e sistema isofix de fixação de cadeirinha infantil,
dentre outros.
A versão topo de linha (LTZ) traz
todos esses itens + teto solar, airbags de cortina, faróis com regulagem de
altura, luz de condução diurna em LED, sensor de estacionamento dianteiro e
traseiro, sensor de chuva, sensor crepuscular, abertura das portas por sensor
de aproximação na chave, partida por botão no painel, acionamento da ignição
por controle remoto, retrovisores externos com rebatimento elétrico e
aquecimento, retrovisor interno eletrocrômico e multimídia MyLink com tela de 8
polegadas (na primeira configuração LTZ a tela é de 4,2 polegadas), com GPS
integrado e mapas 3D.
Considerando o conjunto da obra,
o Cruze evoluiu a ponto de ser considerado uma das melhores escolhas em sua
faixa de preço.
Texto: Fernando A. De Gennaro
Fotos: Fernando A. De Gennaro e Thiago A. De Gennaro
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